Paraguai regulamenta produção controlada de cannabis

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

O presidente paraguayo Mario Abdo Benitez assinou esta semana o decreto que regulamenta a produção controlada de cânhamo industrial ou cannabis, permitindo inclusive o cultivo por produtores da agricultura familiar.

O ministro da Agricultura do Paraguai, Rodolfo Friedmann, ressaltou que o novo regime de produção e industrialização da planta mira os pequenos agricultores” “Poderão crescer nesta nova área, com uma variedade de plantas da cannabis com menor porcentagem de psicoativos”, disse.

Friedmann explicou que será permitido no máximo dois hectares de plantio de cânhamo por família. Além da entrada no país de sementes para estudos técnicos pelo Instituto Paraguaio de Tecnologia Agrária (IPTA).

“Esperamos que estas pesquisas sejam concluídas em março do próximo ano e em abril comecem os primeiros cultivos nas regiões do país onde houve êxito nos experimentos. Está previsto o cultivo nos departamentos de San Pedro, Concepción, Paraguarí, Central e Chaco”, explicou.

10 milhões por hectares

O ministério calcula que cerca de 25 mil famílias poderá participar do cultivo da cannabis industrial, com possibilidades de duas colheitas ao ano, com preço de 10.000.000 de guaranis por hectare.

Duas empresas brasileiras e uma subsidiária dos Estados Unidos demostraram interesse no cultivo, visando o setor alimentício, de fibras, azeite e outros.

O controle do cultivo, importação e comercialização das sementes será feito pelo Serviço Nacional de Qualidade e saúde Vegetal e de Sementes (Senave), Ministério da Agricultura e Secretaria Nacional Anti-drogas (Senad).

*Cânhamo industrial é o nome que recebem as variedades da planta Cannabis ruderalis e o nome da fibra que se obtém destas, que tem, entre outros, usos têxteis. Além de tecidos, o cânhamo é utilizado na fabricação de papel, cordas, alimentos (principalmente forragem animal) e para a fabricação de óleos, resinas, cerveja e combustíveis.

Em muitos países, os limites máximos de concentração do psicoativo tetrahidrocanabinol (THC) no cânhamo são fixados por lei, o que estimula o cultivo de linhagens da planta com baixo nível de THC ou mesmo a remoção dessa substância das plantas.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: