Militares das Forças Armadas atuam de forma solidária em todo o Brasil

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

São diversas as ações em que as Forças Armadas são empregadas no combate à proliferação do novo coronavírus. De forma ininterrupta, o apoio, a solidariedade e a conscientização estão entre as atividades diária dos militares.

Nesse sentido, o Comando Conjunto Sudeste, por meio do 6° Batalhão de Infantaria Leve – Regimento Ipiranga, emprestou três barracas modulares para o Instituto Nacional de Ciências da Saúde, responsável pela gestão de três Unidade de Pronto Atendimento (UPAs), em São José dos Campos (SP).

As barracas serão utilizadas como ambulatórios para atendimento de pacientes com patologias gerais, minimizando o risco de contaminação por Covid-19.

Enquanto isso, o Comando Conjunto Oeste, por meio do 9º Batalhão de Suprimento, produziu detergente líquido para lavagem de mãos e de superfícies, em Campo Grande (MS). A capacidade de produção é de 500 litros de detergente por dia.

Os militares da Capitania dos Portos e da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo confeccionaram máscaras para serem distribuídas aos profissionais de saúde do Estado.

Já os militares do Comando Conjunto do Rio Grande do Norte e Paraíba apoiaram o SENAI/RN, na produção de máscaras acrílicas e de tecido, que serão doadas aos órgãos de saúde e de segurança pública.

Outro lote de máscaras de tecido está sendo confeccionado pelos militares da Base Naval de Natal, a fim de ser distribuído para os militares que estão trabalhando diariamente nas ações de combate à pandemia.

Ainda sobre o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, estão sendo transportados por seus militares, alimentos e material de higiene em apoio à Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento no Rio Grande do Norte (CONAB/RN).

Conscientização

Em apoio à prefeitura de Ponta Grossa (PR), o 13º Batalhão de Infantaria Blindado iniciou campanha de conscientização no combate à Covid-19, realizando a distribuição de panfletos escoltando o carro de som da prefeitura.

Outras ações ocorreram em alguns pontos de cidades do Pará e do Maranhão. O Comando Conjunto Norte realizou atividades informativas à população local de Itaituba (PA) sobre o novo coronavírus.

O 50° Batalhão de Infantaria de Selva participou de Operação Interagências, com o SEST/SENAT e com a Polícia Rodoviária Federal, na BR-010, em Imperatriz (MA). Na ocasião, 200 caminhoneiros foram atendidos em posto de triagem, em caso de sintomas da Covid-19, bem como foram vacinados contra H1N1 e sarampo.

Já o Comando Conjunto do Rio Grande Norte e Paraíba realizou campanha de conscientização da sociedade por meio da Rádio Marinha de Natal (RN), além do monitoramento dos navios e de inspeções navais nas águas jurisdicionais do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Capacitação

O 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas promoveu, em Manaus (AM), o 3º Estágio Básico de Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica.

Os militares do Corpo de Bombeiros do Amazonas, juntamente com militares do Comando do 9º Distrito Naval, participaram da formação, com foco na Covid-19.
Na cidade de Criciúma (SC), o 28° Grupo de Artilharia de Campanha capacitou militares para atuarem como auxiliares de instalação logística de saúde, atendentes e padioleiros.

Durante o curso, foram abordados temas como anatomia, fisiologia, enfermagem e primeiros socorros, que capacitaram os militares para o enfrentamento ao novo coronavírus.

Em Salvador (BA), militares do Grupamento de Fuzileiros Navais treinados em procedimentos de Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica realizaram adestramento para desinfecção de instalações.
A ação ocorreu a bordo do Navio-Patrulha Gravataí, meio operativo subordinado ao Comando do 2° Distrito Naval.

A capacitação contou com a participação de 20 militares, que receberam instruções sobre a utilização correta dos equipamentos de proteção individual, bem como sobre os protocolos para desinfecção de instalações.

Entrega de kits de alimentação

Militares das Forças Armanda, agentes da Prefeitura de Salvador (BA), Polícia Militar da Bahia e Guarda Municipal realizaram treinamentos para entregar kits de alimentação à população de Salvador.

Na área do Comando Conjunto Sudeste, o 2° Grupo de Artilharia de Campanha Leve auxiliou a Prefeitura de Itu (SP) na entrega de kits de alimentação adquiridos pelo município e proveu a segurança do local. Na ação, foram empregados 36 militares e sete viaturas.

Descontaminação

O Comando Conjunto do Oeste, por meio do 10° Regimento de Cavalaria Mecanizado, em apoio à Secretaria de Saúde municipal de Bela Vista (MS), faz a descontaminação das áreas internas e externas do Posto Central de Saúde. Em Dourados (MS), a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizou a descontaminação das áreas da UPA da cidade.

Militares que compõem o Comando Conjunto Norte higienizaram a Praça Duque de Caxias e agências bancárias localizadas no bairro João Paulo, na cidade de São Luís (MA).

Por solicitação do Ministério Público Estadual, o 50º Batalhão de Infantaria de Selva desinfectou as instalações da 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil e o Instituto Médico Legal de Imperatriz (MA).

Nesta segunda-feira (27), o Comando Conjunto Nordeste conduziu medidas para desinfecção sanitária de terminais e metroviários em Pernambuco. As atuações começam simultaneamente na Estação Cajueiro Seco; na Estação Cavaleiro; na Estação Rodoviária do Recife; e na Estação Jaboatão.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: