O Festival das Cataratas vai reabrir temporada de grandes eventos em Foz do Iguaçu

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

A 15ª edição está agendada para os dias 9, 10 e 11 de setembro, no Rafain Palace Hotel & Convention.

Empresários, líderes e representantes do trade turístico de se reuniram com o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, para debater a volta gradual das atividades relacionadas ao setor de turismo e eventos de maneira progressiva. O Plano de Retomada Segura do Turismo prevê ações segmentadas para meios de hospedagem, eventos e atrativos, que deverão seguir protocolos sanitários específicos.

A partir de 3 de setembro, o plano prevê que poderão retornar os eventos em geral, sem limite de capacidade. E o primeiro grande evento previsto para a cidade no período pós-pandemia será o tradicional Festival das Cataratas, que tem a sua 15ª edição agendada para os dias 9, 10 e 11 de setembro, no Rafain Palace Hotel & Convention. “A cidade está se preparando para receber os convidados deste e de outros grandes eventos de maneira segura e cuidados”, destacou Gilmar Piolla, secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu.

De acordo com Paulo Angeli, idealizador e organizador do Festival das Cataratas, “será um grande evento para celebrar o novo momento do turismo e a retomada desse setor que tanto amamos”. O Festival está consolidado como um dos maiores eventos do turismo nacional e para 2020 já estão confirmados os seguintes eventos no Festival: Feira de Turismo e Negócios, Rodada de Negócios, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Salão MICE Cataratas, Hackatour Cataratas (Maratona de programação de software), Salão do Vinho Argentino, Fórum Internacional de Turismo do Iguassu e Arena Gastronômica, além de capacitações, visitas técnicas e eventos sociais.

Protocolos de Segurança Sanitária a serem seguidos para a Realização de Eventos em Foz do Iguaçu

Os serviços de organização de eventos realizados nos espaços exclusivos, fora do ambiente da hotelaria, poderão reiniciar as atividades, conforme cronograma contido no Plano de Retomada do Turismo, mediante adesão e cumprimento do Termo de Responsabilidade Sanitária e dos seguintes protocolos específicos:

I – uso de máscara obrigatório para todos os participantes.

II – montar barreira sanitária na entrada, com tapete descontaminante ou túnel de ozônio, dentre outras alternativas;

III – higienização das mãos de todos os participantes com álcool gel 70%;

IV – medir a temperatura de todos os participantes no ato do check-in e aplicar questionário sobre sintomas respiratórios. Se apresentar temperatura corporal maior ou igual a 37,8° ou sintomas gripais como por exemplo: tosse seca ou produtiva, dor no corpo, dor de garganta, congestão nasal, dor de cabeça, falta de ar) acionar o Plantão Coronavírus do Município de Foz do Iguaçu (99992-0550; 99997-5251; 99997-5111; 9997-5150; 99997-5257 e 99997-5335).

V – manter ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas, sempre que possível.

VI – priorizar o credenciamento e o check-in eletrônico.

VII – na recepção e nos balcões de credenciamento, organizar o atendimento em filas, considerando a marcação no piso com distanciamento de 2m.

VIII – disponibilizar álcool gel 70% nas áreas comuns (recepção, balcões, mesas, entrada e saída de banheiros, etc) e cuidar do abastecimento dos mesmos.

IX – os salões de eventos em formato de auditório devem manter a distância mínima entre mesas (2 metros) e cadeiras (1 metro) considerando uma pessoa sentada.

X – nos eventos em formato de feira, limitar o fluxo instantâneo de pessoas em, no máximo, 30% da capacidade de público definida no Alvará do Corpo de Bombeiros.

XI – em ambientes climatizados, manter o ar-condicionado com os filtros e dutos regularmente limpos e a manutenção em dia.

XII – o serviço de coffe break deve priorizar os kits individuais (lunch box), para reduzir o contato de pessoas próximas às mesas de serviço.

XIII – eventos ao ar livre devem respeitar o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70% e as regras de distanciamento pessoal (2 metros), para evitar aglomerações. Os banheiros químicos deverão estar equipados com dispenser para álcool gel.

XIV – intensificar os processos de limpeza e higienização dos espaços em geral, especialmente banheiros, guarda-volumes, balcões, objetos e superfícies.

XV – promover a higienização constante dos sofás, mesas, cadeiras instalados nas áreas comuns, como lobby, salas de espera e reuniões.

XVI- permitida a distribuição individual de kits promocionais (inclusive materiais gráficos) e brindes, desde que especialmente embalados.

§ 1o A realização de eventos de que trata o caput deste artigo deverá ocorrer por agendamento, condicionadas ao acompanhamento da situação epidemiológica do Município.

§ 2o As empresas envolvidas na organização, administração e captação de eventos poderão retomar as atividades, a partir de 11 de maio de 2020, sendo que a realização dos eventos está condicionada ao cronograma contido no Plano de Retomada do Turismo e a adesão e cumprimento do Termo de Responsabilidade Sanitária, além das medidas de prevenção estabelecidas no âmbito do Município.

Assessoria

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: