Paraguai vai permitir a entrada de empresários de Foz do Iguaçu em Ciudad del Este

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Representantes do ministério do interior do Paraguai, governador do departamento de Alto Paraná e representantes de forças policiais concederam entrevista coletiva neste domingo, 31.

O objetivo foi anunciar um novo protocolo de segurança sanitária na fronteira. Segundo as autoridades, as medidas de segurança serão intensificadas. O novo protocolo que sera implantado prevê a implantação de controles mais rígidos para caminhoneiros.

Por outro lado, a partir desta segunda-feira, 01, empresários que mantém empreendimentos em Ciudad del Este, e que residem em Foz do Iguaçu, serão autorizados a entrar no país.

A liberação para entrada dos empresário faz parte da nova fase da quarentena inteligente, que está reativando a economia do país. “Vamos documentar a entrada desses empresários, eles podem ingressar, pois precisam pagar os funcionários, que são nossos compatriotas” disse a Diretora Geral de Migração, María de los Angeles Arriolar.

“Se estamos fazendo a reativação econômica de Alto Paraná, seria muito incoerente se proibíssemos a entrada desses empresários” ressaltou ela.

Porém, os empresários terão de cumprir quarentena no país, em hotéis pré-determinados. “Eles terão que cumprir quarentena em hotéis de saúde, e todas as instituições entrarão em acordo para deixar entrar, mas vamos nos tornar responsáveis por essa entrada” afirmou. “Eles serão documentados e cumprirão quarentena em um hotel de saúde” concluiu a diretora.

Novo protocolo para Caminhoneiros

Segundo as autoridades, o novo protocolo para caminhoneiros será implantando devido a denúncias de aglomeração que estão chegando à Aduana paraguaia. A partir de segunda-feira, 01, será obrigatória a desinfecções dos caminhões e dos caminhoneiros.

Os caminhoneiros também serão obrigados a portar um documento identificando a carga e o nome do motorista. Além disso, no mesmo documento deve constar a comprovação de vacinação. Como o período máximo de permanência no país é de um dia, não será exigido o cumprimento de quarentena ao caminhoneiro.

Fronteira seguirá fechada até segunda ordem

O Ministro do Interior foi questionado se há previsão para a reabertura da fronteira. Porém, ele descartou qualquer possibilidade de discussão nesse momento de permitir a abertura de fronteira com o Brasil.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: