Secretaria de Saúde identifica descumprimento de isolamento social

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Foz identificaram hoje (12) uma pessoa com Covid-19 descumprindo o isolamento social recomendado pela Vigilância Epidemiológica.

A situação foi constatada através de visita a residência, onde a pessoa diagnosticada com a doença não foi encontrada. A Guarda Municipal registrou um boletim de ocorrência e o relatório sobre o caso será encaminhado ao Ministério Público através da Vigilância Epidemiológica. A pessoa em questão poderá responder criminalmente por propagação de doenças contagiosas (Artigo 268 do Código Penal).

“Em meio à pandemia, uma pessoa diagnosticada com a doença que deveria estar cumprindo o isolamento social, está colocando em risco a vida de outras pessoas. Por isso estamos endurecendo as ações de fiscalização”, disse o prefeito Chico Brasileiro.

O monitoramento ampliado começou ontem (11) e é coordenado por equipes da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica com o apoio da Guarda Municipal. A estratégia consiste em realizar visitas diárias aos casos confirmados para identificar se as pessoas estão cumprindo o isolamento social.

Nestes dois dias, as equipes de fiscalizacao foram até os endereços de 72 pessoas confirmadas com a Covid-19 e que devem cumprir o isolamento domiciliar por 14 dias, período de incubação do vírus.

“A fiscalização é uma forma de garantir que os infectados mantenham-se recolhidos no período necessário”, explicou a diretora da Vigilância em Saúde, Carmensita Gaievski. O monitoramento destes pacientes já é feito via telefone, diariamente, pelas equipes da Vigilância, que também acompanham familiares e amigos das pessoas infectadas como forma de evitar a disseminação da doença.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: