Projeto de testagem para Covid-19 no formato drive-thru já realizou 1.069 testes

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Desde o início de maio funciona um projeto de testagem para Covid-19 em profissionais de saúde e de segurança pública do Paraná, que apresentam sintomas. Os testes são feitos no Hospital Oswaldo Cruz, em Curitiba, no formato drive-thru.

Até esta quinta-feira (25), 1.069 testes tinham sido realizados, destes 110 deram positivo para a Covid-19 e outros 280 ainda aguardam resultado.

O teste realizado é o RT-PCR, considerado padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde. O exame identifica a presença do vírus no organismo do paciente e é feito a partir da coleta de material genético com cotonetes flexíveis nas vias respiratórias.

Apenas os profissionais cadastrados poderão fazer a coleta de material. A unidade ou órgão fará o protocolo de indicação para o exame.

Apresentando sintomas, a instituição passa a informar os dados no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) e no sistema Notifica Covid-19 para que então sejam agendados dia e horário de coleta.

Os exames serão processados pelo Lacen (Laboratório Central do Estado) e pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). O resultado é online e sai em até 48 horas.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: