Presidente da China promulga lei de segurança nacional para Hong Kong

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

O presidente da China, Xi Jinping, promulgou ontem dia 29 de junho,a lei sobre segurança nacional para Hong Kong, considerada pelos críticos uma forma de silenciar a oposição e minar a autonomia na ex-colônia britânica.

O texto será incorporado à “Lei Fundamental” que serve desde 1997 de mini-Constituição de Hong Kong. Apresentado ao comitê permanente do Parlamento Nacional, uma instituição vinculada ao Partido Comunista Chinês (PCC), o documento não será apreciado no parlamento local de Hong Kong.

Esta lei visa reprimir “separatismo”, “terrorismo”, “subversão” e “conluio com forças externas e estrangeiras”. O objetivo de Pequim é restaurar a estabilidade da ex-colônia britânica que foi palco no ano passado de manifestações em massa contra a China e contra o governo local, que acusado de ser pró-Pequim.

O escritório chinês para Assuntos sobre Hong Kong e Macau afirmou, em um comunicado, nova lei para Hong Kong será uma “espada” sobre a cabeça daqueles que prejudicarem a segurança nacional. “Para uma ampla maioria dos residentes de Hong Kong esta lei é um espírito guardião das suas liberdades”, afirmou, segundo a France Presse.

O partido político Demosistō, pró-democracia, anunciou a dissolução nesta terça. “Ao final de várias deliberações internas, decidimos pela dissolução e interromper todas as atividades como grupo dadas as circunstâncias”, anunciou o partido no Twitter.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: