12 horas após o confronto a paz está de volta com o retorno do comércio de Ciudad del Este

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Após reunião entre representantes do Poder Executivo no início desta tarde de quinta (30) saiu a decisão de flexibilizar a quarentena na região 12 horas após os protestos ocorridos na noite de quarta-feira (29), no centro de Ciudad del Este.

Símbolo da amizade, a ponte que liga Brasil e Paraguai anoiteceu como uma praça de guerra. Manifestantes e policiais paraguaios entraram em confronto nesta noite de quarta-feira (29) em Ciudad del Este, na região central e ponte da amizade, fronteira com o Brasil.

O confronto durou até próximo da meia noite quando os policiais conseguiram controlar a situação e dispersar os manifestantes que prometeram voltar.  Os manifestantes tentavam bloquear o trânsito da Ponte da Amizade quando policiais do choque chegaram e liberaram o trânsito de caminhões do Paraguai para o Brasil.

A manifestação foi convocada pelas redes sociais, e teve adesão de grupos adeptos ao fim das restrições e pela reabertura da fronteira com o Brasil. O grupo pedia a reabertura da fronteira e do comércio e flexibilização das normas para o enfrentamento da pandemia no Paraguai. Com a deliberação as atividades comerciais de Ciudad del Este, no pais vizinho Paraguai, foram liberadas para funcionar no horário das 5h às 17h (horário do Paraguai) de segunda a sexta e das 5h às 16h aos sábados. A decisão saiu da reunião no início da tarde desta quinta-feira (30) com representantes do Poder Executivo, juntamente com o Governador de Alto Paraná, com o Prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto e demais autoridades. Ficou estabelecido que para o comércio funcionar, as medidas de controle sanitário deverão ser rigorosamente cumpridas. A fronteira com o Brasil permanece fechada parcialmente como antes.

já o ministro da Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni, explicou que as atividades como restaurantes, academias e atividades de lazer serão restritas por mais essas duas semanas, já os serviços de entrega em domicílio será permitido.

VEJA A SEGUIR CENAS DO CONFLITO DESTA QUARTA 29/7

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: