Brasileiro que vive no Paraguai morreu na Ponte da Amizade com Covid-19

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Um cidadão brasileiro que vive no Paraguai de 73 anos morreu na terça-feira, 08, por volta das 16h na Ponte da Amizade com Covid-19. Ele estava dentro da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), porém não resistiu às complicações da doença e acabou morrendo. O paciente estava sendo transferido de Ciudad Del Este para o Hospital Municipal.

Ele morreu enquanto os profissionais do SAMU faziam os procedimentos de emergência. O paciente estava em estado grave, com insuficiência respiratória, e foi entubado, porém o idoso evoluiu para parada cardiorrespiratória.

Apesar de ter comorbidade e idade avançada, o médico coordenador do SAMU, Dr. Moisés, chama a atenção para um fato que está ocorrendo nos últimos meses, que pode ter ampliado as complicações do paciente. Segundo o médico, pacientes com Covid-19 estão sendo transferidos do Paraguai para Foz do Iguaçu de forma irregular.

“A maioria dos pacientes encaminhados do Paraguai vem em condições muito precárias. Condições precárias de transporte, sem acompanhamento médico, na grande maioria das vezes. Além disso, eles dão alta para o paciente sem que este paciente tenha mínimas condições de ser transportado ou transferido” alertou o médico. De acordo com o médico, só em agosto pelo menos três pacientes foram transportados em péssimas condições de saúde

Decretos e Portarias dos governos do Paraguai e do Brasil mantêm as fronteiras fechadas. No entanto, não há restrições para passagem quando for para atendimento de saúde. Segundo o Diretor do Hospital Municipal, Sérgio Fábriz, neste momento, quatro pacientes internados no Hospital Municipal residem oficialmente do Paraguai. Outros pacientes não informaram o endereço e supõe que também tenham vindo do Paraguai. Uma investigação será realizada para apurar a informação

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: