Itaipu lançam o jogo eletrônico aberto para participação de jovens de todo o Brasil

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Please enter banners and links.

A Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) lançam nesta segunda-feira (12), dentro das comemorações dos 33 anos do Ecomuseu, o jogo eletrônico o “Itaipu Sustenta-Habilidades”, aberto para participação de jovens de todo o Brasil. O jogo foi construído no estilo ARG (do inglês Alternate Reality Game), que mistura elementos de realidade ao mundo virtual, e estimula o participante a refletir sobre temas como energia e sustentabilidade e a cumprir uma série de desafios.

Serão nove tarefas, cada uma lançada a cada 15 dias. O material foi preparado dentro do convênio Educação Ambiental, Ciências e Sustentabilidade da Itaipu, em parceria com o PTI-BR. Ao completar as missões, o jogador deverá encaminhar um vídeo comprovando a conclusão da etapa e receberá “emblemas” como recompensa, que serão cumulativos e servirão como passaporte para os próximos desafios.

Para participar, será necessário fazer a inscrição. O endereço eletrônico já está disponível (https://www.desafioitaipu.com/) e o link poderá ser acessado a partir dos sites e redes sociais de Itaipu, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.

O tema do primeiro desafio é “Será que a água gera energia?”. Vídeos e dados sobre a produção de energia da usina hidrelétrica de Itaipu vão orientar o trabalho do jogador. O próprio Ecomuseu, o Refúgio Biológico e o Canal da Piracema, entre outros, terão conteúdos abordados no jogo.

A gerente da Divisão de Educação Ambiental, Leila Alberton, disse que o objetivo é fazer com que os jovens “reconheçam os espaços educadores de Itaipu como locais de promoção da sustentabilidade e importantes para o desenvolvimento socioambiental da região de abrangência da usina, e se reconheçam como agentes transformadores de seu espaço”.

Programação de aniversário

O game “Itaipu Sustenta-Habilidades” faz parte da programação de aniversário do Ecomuseu, que na próxima sexta-feira (16) completa 33 anos. A primeira novidade já foi lançada: um guia ilustrado para com informações sobre o circuito turístico, o acervo, as exposições, curiosidades e a importância do museu para a comunidade.

No dia 14, será lançado um tour virtual pelo Ecomuseu, com imagens em 360º. No dia 20, será feito o lançamento da websérie “Conhecendo o Ecomuseu” e do kit “Guias pedagógicos da Itaipu Binacional”. Também serão detalhados os projetos de reforma e ampliação previstos para o espaço.

Facebook Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *