Banco Central do Paraguai faz comércio recusar dólares de séries antigas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Please enter banners and links.

A Associação de Casas de Câmbio do Paraguai (AccPy) insiste para que o Banco Central do Paraguai (BCP) resolva o conflito gerado no mercado sobre a recusa de dólares, que tem causado grandes perdas a esses comércios já afetados pela crise.

Embora esses bilhetes sejam válidos, as casas de câmbio que aceitaram não poderão realizar a troca no sistema bancário, ficando com o prejuízo. A recusa de notas antigas de dólar por parte do BCP tem prejudicado o comércio e o sistema, desde uma normativa que limita as comissões em 1%.

Rogelio Welko, presidente da Associação das Casas de Câmbio, disse que a maioria desses dólares chegam do exterior. “Nos culpas por vender estes dólares, mas na verdade os turistas já vem com esses bilhetes com séries antigas para fazer compras e acabam sendo surpreendidos com a não aceitação nos comércios. Nós não estamos aceitando esses bilhetes e sendo assim, também não vendemos”, disse.

A orientação para brasileiros que compram dólares para realizar compras no comércio paraguaio, é não aceitar notas antigas da moeda americana.

Sobre a demanda de real brasileiro, Welko informou que houve maior procura desde a abertura da Ponte da Amizade, mais que ainda está longe do nível esperados. O real desvalorizou cerca de 30% em comparação com o guarani, moeda paraguaia, sendo vendido esta semana a 1.250 guaranis.

Facebook Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *