Cemitérios de Foz do Iguaçu devem receber cerca de 30 mil pessoas no feriado

Please enter banners and links.
Os cinco cemitérios de Foz do Iguaçu devem receber cerca de 30 mil pessoas entre sábado (31) e segunda-feira (2). A expectativa foi compartilhada pela Camis Assessoria e Serviços, que é responsável pela administração dos espaços públicos do município.
Segundo a empresa, os últimos reparos e limpezas estão sendo finalizados para que as famílias possam visitar os túmulos e realizar as homenagens aos seus entes queridos. Quem passar por um dos cemitérios da cidade no feriado de Finados encontrará fachadas novas e modernas, calçadas acessíveis e capelas totalmente revitalizadas.
“Anualmente esta é a data que observamos nossos cemitérios mais movimentados. São milhares de pessoas que se deslocam de suas casas para prestar homenagens aos familiares e amigos que já partiram desta vida. Neste sentido, benfeitorias foram promovidas. Nosso objetivo é garantir mais conforto e comodidade aos visitantes”, destacou a gerente administrativa da Camis, Amanda Camargo.
Além das melhorias, há uma grande preocupação com a saúde dos visitantes em razão da Covid-19. Por conta disso a visitação nos cemitérios será limitada a apenas 50% da capacidade de cada local, em diferentes horários. Cada espaço terá uma área para a entrada e outra para a saída do público, evitando aglomerações.
No dia 2 de novembro os portões dos cemitérios serão abertos às 7h e fechados às 19h. Entretanto é preciso ficar atento a algumas orientações. O intervalo entre as 7h e 10h será reservado para idosos e pessoas que estão no grupo de risco da Covid-19. O público que não se enquadra nessas condições deve escolher outro horário para visitar os túmulos.
Em todos os locais haverá funcionários para orientar a população nos pátios e escritórios. Quem precisar de informações sobre documentos pode procurar a secretaria do Cemitério São João Batista a partir das 8h. O uso de máscaras é obrigatório.
Serviços de saúde
Em diversos pontos dos cemitérios haverá distribuição de álcool em gel para garantir a higienização das mãos. A empresa Camis oferecerá o produto sanitizante aos visitantes, assim como máscaras descartáveis e água. Em todos os locais também será feita a aferição de temperatura corporal.
Através de uma parceria com a empresa Multivida, serão disponibilizados no Dia de Finados alguns serviços de saúde, como medição da pressão arterial, testes de glicemia, dentre outros. Dessa forma o público pode aproveitar a data para verificar se está tudo certo com o corpo. O atendimento será gratuito e tem como objetivo garantir a segurança e o bem estar dos visitantes.
Sem celebrações
Diferente dos anos anteriores, neste Dia de Finados não haverá celebrações religiosas nos cemitérios. A medida é uma prevenção à Covid-19 e visa evitar aglomerações, uma das principais medidas para impedir a propagação do vírus. Quem desejar pode acompanhar as missas na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe às 7h e às 19h na segunda-feira (2).
Orientações gerais
Diante da constante preocupação com a proliferação do mosquito da dengue, a orientação é para que as pessoas evitem levar plantas artificiais ou outros ornamentos que possam acumular água.
No caso de vasos ou floreiras, é possível usar areia para evitar que a água da chuva, por exemplo, acabe servindo de criadouro para os mosquitos. Quem escolher arranjos artificiais não será impedido de realizar a homenagem, mas a Camis alerta que o material será removido posteriormente para evitar problemas. Esta ação está prevista no decreto n° 21.422 de 27 de junho de 2012.
As pessoas também podem aproveitar este feriado para colocar em dia a taxa anual de manutenção dos túmulos. O valor tabelado para este ano é de R$ 95,87 por gaveta ou terreno. O dinheiro recolhido é empregado em pequenas reformas feitas periodicamente pelos funcionários dos cemitérios.