Guarda Municipal completa 28 anos em 5 de maio e receberá Moção de Aplauso

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

No próximo dia 5 de maio, a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu completará 28 anos de atuação. Reconhecida como modelo em serviços de apoio à segurança pública, a instituição será homenageada com Moção de Aplauso do Poder Legislativo. A vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP) apresentou a proposta, aprovada por unanimidade na Câmara. A entrega da Moção será na próxima terça-feira, 5, durante a sessão ordinária prevista para iniciar às 9h.


Protetora Carol afirmou que a homenagem é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à coletividade. “Completando 28 anos de atuação, a Guarda Municipal presta um importante serviço na área de segurança de Foz do Iguaçu. A população conta com o apoio dos 241 guardas municipais, desempenhando um papel importante como agentes de segurança coletiva, capaz de controlar de forma preventiva delitos e distúrbios sociais, mantendo a ordem e exercendo funções de mediação, sendo um caminho na solução de conflitos municipais e consequentemente de delitos”, destacou a vereadora.


Segundo Carol, “a Guarda Municipal se caracteriza como polícia cidadã, atuando nos bairros contando com equipes especializadas de trânsito, defesa ambiental, patrulha Maria da Penha, defesa civil, corregedoria, gestão integrada e quadro administrativo. A atuação de forma integrada com as demais forças de segurança da fronteira tem trazido resultados positivos no combate à criminalidade, o que é percebido pela população”.


A vereadora enaltece a Guarda Municipal “como uma importante instituição que precisa ser precisa ser preservada e valorizada cada vez mais. Em 2021, por exemplo, a Guarda realizou mais de 100 mil ações. A instituição também coopera muito com outros órgãos da segurança pública e da saúde em nossa cidade, pois praticamente 30% das ocorrências são de prestação de apoio nesse sentido, chegando ao número de 2.525 ocorrências”.

Guarda Municipal consolidada e reconhecida
A Guarda Municipal foi criada pela Lei no 1.370, de 23 de novembro de 1987, tendo seus serviços operacionais efetivados em 5 de maio de 1994 com a primeira turma, composta por 120 homens. Posteriormente, foram feitos mais três concursos, que reforçaram o quadro efetivo da instituição. No ano de 2001, a autarquia Guarda Municipal foi extinta e, em 2013, através da Lei no 4.069, de 14 de fevereiro, passou a ser denominada Secretaria Municipal de Segurança Pública. A Guarda Municipal passou a ser uma Diretoria dessa secretaria.

Missão
Realizar a proteção de logradouros públicos, bens, serviços e instalações municipais; ser responsável em salvaguardar o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição Federal e, em especial, o direito fundamental de proteção à vida dos munícipes.

Visão
Ser reconhecida como referencial de vanguarda em segurança pública através de modelos orientados para a proatividade e prestação de um serviço eficiente e confiável.

Valores 
Respeito e garantia aos direitos humanos; Efetividade atingindo os resultados esperados; Comprometimento com a filosofia de trabalho da Instituição; União da tecnologia e do esforço humano a favor da sociedade.


Proatividade e cooperação
A Guarda Municipal é orientada a agir de maneira proativa na sociedade, em parceria com órgãos federais, estaduais e municipais, fomentando a prevenção da criminalidade. Com isso, atua na cooperação entre os membros da instituição e com os demais órgãos. Também trabalha o empreendedorismo na busca de melhores práticas e tem visão sistêmica para melhor compreender os processos.

Facebook Comentarios

Leave a Reply

Your email address will not be published.