Sede da APAE é reinaugurada na Avenida Paraná

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Prefeito Chico Brasileiro e demais autoridades acompanharam a cerimônia, na manhã desta sexta-feira (06); instituição está na cidade há 45 anos.

Um sonho antigo se tornou realidade na manhã desta sexta-feira (06): a Apae de Foz do Iguaçu reinaugurou sua sede, na Avenida Paraná, com uma grande festa. Professores, alunos e funcionários da instituição receberam as autoridades para comemorar esta nova etapa, aguardada por muitos anos. 
O prefeito Chico Brasileiro, vereadores, secretários, deputados e lideranças religiosas acompanharam a cerimônia, marcada por muita emoção. A sede foi totalmente reformada, recebeu melhorias para acessibilidade dos alunos, novos banheiros, cozinha e área de lazer com recursos da Itaipu Binacional, na ordem de R$ 2,6 milhões. 
“Nossa sociedade não seria a mesma sem a APAE. Vocês prestam um serviço social relevante, feito com qualidade e amor”, disse o prefeito durante a solenidade. Ele também ressaltou o papel da Itaipu na transformação da cidade e no apoio as instituições. “A Itaipu tem contribuído muito com o desenvolvimento da cidade e as causas sociais. Continuaremos juntos, somando esforços para que as melhorias não parem por aqui”, completou. 

A APAE é uma das entidades conveniadas ao Município através das Secretarias da Saúde e Educação e recebe recursos para execução das atividades nestas áreas. O convênio 2022/2023 com a educação prevê o repasse de R$ 1,5 milhão, valores que são utilizados pela instituição para o pagamento dos professores e funcionários, contas de água e luz. Além desta subvenção, a Secretaria da Educação possui 14 professores atuando na APAE, e também fornece a alimentação e o transporte escolar para os alunos.

Conquistas

Durante a cerimônia, o presidente da APAE em Foz do Iguaçu, Leonardo Correa Lugon, fez questão de agradecer a todos os parceiros da instituição. “Tínhamos esse sonho, ousado e distante, de reformar nossa sede e hoje, com apoio da Itaipu, estamos tornando esse sonho realidade”. Além da reforma, a APAE conquistou o terreno do imóvel, antes de propriedade do Governo do Estado. “Essa entrega marca também a doação do prédio para a instituição, que hoje é a maior APAE do Paraná em número de matriculados”, contou. 
Eliana Takamoto, da Assistência da Diretoria-Geral Brasileira de Itaipu, parabenizou a equipe de funcionários e professores da APAE pelos serviços prestados à comunidade e reafirmou o compromisso da usina em manter as parcerias com as instituições. “A Itaipu está sempre envolvida e disposta a auxiliar em projetos que façam a diferença na sociedade, e hoje são quase 500 famílias que estão sendo contempladas com uma instituição nova e adaptada aos alunos. Estamos devolvendo a confiança que a comunidade depositou na usina”, disse. 
Ao final da cerimônia, professores e funcionários foram homenageados pelos serviços prestados. 

História

A APAE foi fundada em 1977 pelo Lions Clube Itaipu e funcionou em uma pequena casa de madeira dentro do Colégio Bartolomeu Mitre. Em 1991 a instituição se mudou para a Avenida Paraná, mas neste período (31 anos), nenhuma grande reforma havia sido feita na instituição. Atualmente, 493 alunos são atendidos na sede (avenida Paraná) e sub-sede, no Jardim Itamaraty.

Facebook Comentarios

Leave a Reply

Your email address will not be published.