Empresas de tecnologia da informação e comunicação registram crescimento recorde

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Os setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) estão em amplo crescimento em Foz do Iguaçu, conforme aponta o relatório do Observatório Econômico Municipal. Em 2021, foi registrado um crescimento recorde de 35%, o maior desde 2017, gerando mais de R$ 22 milhões em valores arrecadados.

Atualmente, são 73 empresas instaladas em Foz. Desde o início da gestão, o setor deixou a estagnação e passou a apresentar aumentos frequentes, tanto no aumento quanto em arrecadação – inclusive durante a pandemia. 

Um dos exemplos foi a empresa de automação e consultoria de Adélio de Souza, integrante do grupo que contribuiu para a geração de R$ 945 mil dentro do setor em 2020. 

O empresário conta que o desenvolvimento de inovações tecnológicas seguiu durante o período, inclusive com ferramentas de auxílio ao combate da pandemia.

“Conseguimos seguir trabalhando por conta do cenário favorável que encontramos em Foz, com diversos incentivos importantes. Trabalho com tecnologia há quase 20 anos e vejo que a cidade cresceu muito nesse sentido, o que para nós e para futuros empreendedores, é ótimo”, detalhou Adélio. 

Participação do Município

O desenvolvimento de negócios ligados à TIC passa diretamente pelo impacto causado após a criação da política municipal e das medidas de incentivo de alcance tributário à inovação, pesquisa científica e tecnológica em ambiente produtivo, criação do Conselho Municipal de CT&I, entre outras – instituídas pela Lei Complementar nº 283/2017.

“Mudamos o patamar de Foz do Iguaçu quando, no início da gestão, tratamos a tecnologia como ferramenta essencial para o crescimento da cidade e adequamos políticas públicas para abrir oportunidades aos interessados em investir e gerar renda”, relatou o prefeito Chico Brasileiro. 

“Nesse momento importante de retomada econômica, os negócios ligados à TIC apresentam-se como um dos grandes dinamizadores do desenvolvimento pós-crise, mostrando uma forte evidência do movimento de diversificação econômica pelo que passa a cidade”, explicou o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli.

Observatório Econômico Municipal

O Observatório Econômico Municipal integra a Diretoria de Captação, Projetos e Inovação, da Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos. 

Trata-se de uma ferramenta estratégica para acompanhamento de indicadores da economia do Município, criada para disponibilizar informações estruturadas e projeções de cenários econômicos voltados para auxiliar empresários e empreendedores no planejamento de novos negócios e investimentos.

Facebook Comentarios

Leave a Reply

Your email address will not be published.