Ex-goleiro Chilavert é condenado por difamar presidente da Conmebol

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Ídolo da seleção paraguaia e do Vélez Sarsfield fez publicações consideradas ofensivas nas redes sociais.

Cabeça quente desde os tempos de jogador, o ex-goleiro José Luis Chilavert, da seleção paraguaia e do Vélez Sarsfield, foi condenado a 12 meses de prisão por difamar Alejandro Domínguez, presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A sentença foi anunciada pela Justiça do Paraguai na noite de quarta-feira (25).

A denúncia por calúnia, injúria e difamação foi apresentada por Domínguez após publicações feitas por Chilavert nas redes sociais, nas quais também citava familiares do dirigente. O pedido de condenação era de dois anos de reclusão e reparação por danos morais no valor de G$ 100 milhões (R$ 70,4 mil).

O juiz Manuel Aguirre, no entanto, decidiu absolver Chilavert dos crimes de calúnia e injúria e condená-lo apenas por difamação. “Ao haver provas, pus-me a refletir e vejo-me na obrigação de sancioná-lo, porque afetou a honra de uma pessoa”, disse o magistrado ao réu, conforme registro do jornal La Nación.

A pena de um ano de prisão será substituída por medidas alternativas, como proibição de sair do país e obrigação de comparecer mensalmente aos tribunais para a assinatura de um termo de boa conduta. Manuel Aguirre evitou, também, definir um valor de indenização, antes que as finanças do ex-jogador sejam avaliadas.

A sentença é de primeira instância e pode ser revista nos tribunais superiores, tanto por solicitação de Domínguez como pela defesa do ex-jogador e atual comentarista esportivo.

José Luis Chilavert é um dos maiores ídolos do futebol paraguaio, tendo atuado pela seleção do país entre os anos de 1989 e 2003 e disputado duas Copas do Mundo (1998 e 2002). Uma de suas características era a pontaria acurada, com 62 gols em cobranças de falta e pênalti. Foi campeão da Libertadores pelo Vélez Sarsfield em 1994.

Facebook Comentarios

Leave a Reply

Your email address will not be published.