Matriz São João Batista em Foz fará tapete De Corpus Christi com agasalhos doados

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A Igreja Católica alia fé e solidariedade no dia de Corpus Christi. E este ano não será diferente, inclusive na matriz São João Batista.

O tradicional tapete será confeccionado com agasalhos e cobertores doados para pessoas carentes, na campanha de frio encabeçada pela igreja. A decoração levará pitadas de amor e muita criatividade. O tapete vai abraçar parte da Praça da Paz, no feriado santo de 16 de junho, uma quinta-feira.

Na noite do dia 16, haverá um espetáculo com grupos de música das três fronteiras (Brasil, Paraguai e Argentina), numa grande apresentação que promete emocionar a todos.

O dia de Corpus Christi é uma oportunidade para os cristãos celebrarem um dos sacramentos que fundamentam a Religião Católica: a Eucaristia. A expressão Corpus Christi vem do latim e quer dizer “corpo de Cristo”.

Como será

Cada movimento pastoral ficará responsável por uma parte do trabalho. Como a São João Batista fica localizada na parte alta e central da cidade, o tapete será um atrativo não só para os fiéis como para os turistas que estiverem na cidade no feriado de Corpus Christi.

Por determinação do bispo dom Sérgio de Deus, cada tapete de Corpus Christi será feito este ano pelas comunidades das próprias paróquias. No feriado, a santa missa na São João Batista será às 9h. A organização é do padre Carlos Humberto, mais conhecido como padre Carlão.

Como a data está bastante próxima, a igreja vai precisar de muitas mãos amigas para colocar a mão na massa e tornar a data ainda mais especial. Também será necessário incrementar a campanha do agasalho.

As doações, depois da confecção do tapete, serão recolhidas e repassadas para famílias carentes. Com a queda na temperatura, muitas pessoas em situação econômica e social vulnerável foram pegas de surpresa.

O pároco lembra que as roupas e cobertores devem ser doados em boas condições de uso. Nesse período, a matriz também está promovendo a campanha do alimento. Quem puder, deve levar um quilo ou cestas básicas de alimentos não perecíveis para os pontos de coleta da matriz.

Segundo padre Carlão, muita gente tem procurado a igreja em busca de agasalhos, cobertores e comida nos últimos dias. E lembra: “Ajudar é um ato de solidariedade e de viver a obra viva de Jesus na prática”.

Matriz São João Batista em Foz fará tapete De Corpus Christi com agasalhos doados

Tapetes

Os tapetes serão colocados nas calçadas saindo da igreja. Para confeccioná-los, serão usados por baixo deles papel crepom e plástico de base, com os agasalhos e cobertores por cima.

Serão montados ao longo do trajeto quatro altares, intercalando os tapetes com temas como educação, migração e família, além de outros assuntos da atualidade.

Convite

Padre Carlão convida a todos a participar deste dia com qualquer tipo de colaboração, desde doações até ajuda na confecção dos tapetes.

Tradição

A tradição dos tapetes no Corpus Christi, dia em que a Igreja celebra a instituição do Sacramento da Eucaristia, é uma manifestação popular de amor a Jesus.

Além de ser uma evocação bíblica da entrada de Cristo em Jerusalém, quando populares colocaram ramos para que ele passasse por cima, é também o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai pelas ruas.

Facebook Comentarios

Leave a Reply

Your email address will not be published.