Onde destinar corretamente o lixo em Foz do Iguaçu?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Você sabia que para cada tipo de resíduo existe um local específico? Confira a lista.

Com o aumento do número de casos de dengue em Foz do Iguaçu, a atenção deve ser ainda maior em relação ao acúmulo de lixo. Muitas vezes isso acontece pelo desconhecimento da população em relação ao local correto para a destinação de cada tipo de material.

Você sabia, por exemplo, da existência de caçambas comunitárias no município? Ao todo são 25 espalhadas em diversos pontos de forma itinerante para o descarte de pequenas quantidades de resíduos como restos de móveis e entulhos de materiais de construção.

Atualmente são 25 caçambas comunitárias itinerantes em Foz.

As caçambas são para uso coletivo, atendendo ao maior número de moradores da localidade. Para resíduos em maior quantidade, o descarte no aterro sanitário é gratuito. O aterro está localizado na Rua Ângela Aparecida de Andrade, 271, Porto Belo, e funciona das 8h às 18h.


É importante estar atento ao que é expressamente proibido descartar nesses locais:

  • materiais perigosos, lâmpadas, baterias, telhas ou caixas-d’água de amianto;
  • madeira (restos de obras ou de móveis);
  • inservíveis (colchões);
  • poda/galhos (deve ficar ao lado de uma das caçambas, não dentro delas).


Lixo eletrônico

O lixo eletrônico, quando não descartado corretamente, pode trazer prejuízos ambientais. Foto: Marcos Labanca

Se você comprou um produto eletrônico novo e quer dar um fim ao antigo, a dica é conhecer o trabalho desenvolvido pelo Lixotec, um projeto socioambiental formado por voluntários, estudantes e autônomos, ativo dentro de uma entidade do terceiro setor – a OSCIP Bioma Brasil – UMRAS.

Além de se “livrar” do produto de forma correta, o ato é importante para a saúde do planeta, já que alguns desses equipamentos são compostos por elementos tóxicos como chumbo e mercúrio. O projeto fica na Vila A (Rua Cuíca, 61), mas o serviço de coleta pode ser gratuito, por meio de agendamento pelo telefone e WhatsApp (45) 99947-3674.

Serviço de coleta é gratuito.

Coleta seletiva

Para o descarte de materiais recicláveis, semanalmente os caminhões do programa da Coleta Seletiva recolhem resíduos deixados em frente às residências. Os materiais são levados para uma das seis unidades de valorização de recicláveis (UVRs) espalhadas pela cidade.

Se não conseguir realizar essa entrega no período em que os caminhões passam em sua rua, outra opção é levar o material até outras quatro UVRs que foram transformadas em pontos fixos:

  • UVR Manoel da Silva, Rua Iacanga, Jardim das Palmeiras;
  • UVR Graciela Barbosa, Rua Guimarães Rosa, Bairro América;
  • UVR Pedro Colombeli, Rua Angatuba, Três Lagoas;
  • UVR Rosana Lemos Turmina, Rua Ronaldo Lopes, Morumbi.


Em caso de dúvidas, o Programa de Coleta Seletiva possui um canal de comunicação por meio do telefone (45) 99907-2420.

Facebook Comentarios

Leave a Reply

Your email address will not be published.