Lado argentino das Cataratas teve quase 22 mil visitantes no feriadão

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

No país vizinho, fim de semana prolongado foi de sexta (17) a segunda (20), com a junção de dois feriados nacionais.

O Parque Nacional Iguazú, que abriga o lado argentino das Cataratas, recebeu 21.917 visitantes durante o fim de semana prolongado no país vizinho. Desse total, 93% eram procedentes da própria Argentina, com 4% sendo dos países do Mercosul (principalmente do Brasil) e 3% de outras procedências, conforme dados da unidade e do governo da província de Misiones.

O dia de maior movimento foi o sábado (18), com 9.386 ingressos, seguido pelo domingo (19), com 6.448; segunda-feira (20), com 3.280; e sexta-feira (17), com 2.803. No calendário argentino, Corpus Christi não é feriado. O fim de semana “extraprolongado” foi gerado pelas datas cívicas de General Güemes (17/6) e Dia da Bandeira (20/6).

A média de permanência em Puerto Iguazú foi de 3,2 noites por pessoa, com 95% de ocupação da hotelaria local e pico de 100% na noite de sábado, quando viajantes que chegaram sem reservas tiveram de procurar alternativas em cidades argentinas da região ou no lado brasileiro da fronteira, em Foz do Iguaçu.

Dados do Ministério de Turismo de Misiones apontam que 30.338 visitantes da própria Argentina ou do exterior hospedaram-se em Puerto Iguazú, Posadas, Oberá, San Ignacio, Aristóbulo del Valle e El Soberbio, com gasto médio per capita de P$ 4.278 (R$ 129) por dia e faturamento estimado geral de P$ 415,3 milhões (R$ 12,5 milhões).

Perfil dos visitantes do feriadão no lado argentino. Gráfico: Ministério do Turismo/Misiones

“O turismo em Misiones continua em constante crescimento, com o trabalho e o esforço conjunto do governo da província e do setor privado. Isso nos permite vislumbrar uma excelente temporada de férias de inverno”, avaliou o ministro do Turismo de Misiones, José María Arrúa, em publicação nas redes sociais.

Em toda a Argentina, mais de 600 mil pessoas viajaram em aviões, ônibus e trens de longa distância, tendo como destaque destinos como a capital Buenos Aires, Mar del Plata, Mendoza, Bariloche, Salta, Tucumán, Córdoba e Puerto Iguazú.

Lado brasileiro

No Brasil, o fim de semana prolongado propiciado pelo feriado de Corpus Christi foi de quinta-feira a domingo. No período, 25.466 visitantes passaram pelo Parque Nacional do Iguaçu, com 5.686 na quinta, 3.544 na sexta, 10.120 no sábado e 6.116 no domingo.

Do total de ingressos vendidos, 67% foram para viajantes do próprio Brasil, com os estados de Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro no topo da lista. Entre os estrangeiros, argentinos e paraguaios estão entre os viajantes que mais procuram os passeios no lado brasileiro das Cataratas.

Facebook Comentarios

Leave a Reply

Your email address will not be published.